01/07/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Petrobras atinge marca de 500 mil barris de petróleo produzidos no pré-sal

A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (1º) da cerimônia de comemoração da Petrobras por ter atingido a marca de 500 mil barris de petróleo por dia produzidos no pré-sal. Para a presidenta, a produtividade deixa claro que o Brasil é capaz de se apropriar do pré-sal.

"A Petrobras mostrou que o pré-sal é uma riqueza palpável, que é tangível, e, acima de tudo, que pertence ao povo brasileiro", disse, acompanhada dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da presidenta da Petrobras, Graça Foster. Dilma acrescentou que "são feitos que fortalecem essa grande empresa e trazem benefício para a população".

Em discurso, Dilma defendeu a Petrobras das denúncias da oposição e garantiu que supostas irregularidades não representam “a seriedade dos quadros técnicos” da empresa. "Com o ex-presidente Lula, transformamos a Petrobras numa gigante mundial e foi com o investimento em pesquisa que descobrimos esta riqueza imensurável que é o pré-sal. Que os candidatos disputem o voto, mas que jamais transformem ela num bode expiatório. A Petrobras pertence aos brasileiros e não pode ser sacrificada numa disputa eleitoral”, condenou o ataque especulativo o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

A presidenta ainda destacou a contratação direta da Petrobras para explorar o excedente do volume contratado sob regime de cessão onerosa em quatro campos do pré-sal é um reconhecimento à companhia. A decisão foi aprovada em 24 de junho no Conselho Nacional de Política Energética e deve aumentar as reservas da estatal entre 9,8 bilhões e 15,2 bilhões de barris de petróleo.

"O recorde dos 500 mil barris por dia e essa nova contratação concorrem para um  objetivo: tornam irreversível o grande papel estratégico da Petrobras", disse.

Foto: Ricardo Stuckert/PR