18/06/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Pronatec vai ofertar 12 milhões de vagas no Ensino Técnico

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (18) que a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) irá ofertar 12 milhões de vagas nos próximos quatro anos. Durante cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente também divulgou que o programa já ofertou 7,4 milhões de vagas no ensino técnico e deve alcançar a meta de 8 milhões de vagas até o final desse ano.

Em seu discurso, Dilma afirmou que a primeira etapa do programa, que teve investimento de R$ 14 bilhões, tornou a nova meta do programa “viável”. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, a educação técnica sempre foi relegada a segundo plano e agora poderá incluir dentre o leque de cursos a formação empreendedora e gestão de pequenos empreendimentos.

“Cada vez mais, a educação terá um duplo papel que é garantir a perenidade da redução da pobreza e desconcrentração da renda que tivemos nos últimos 12 anos. O segundo papel é relativo à entrada do Brasil na sociedade do conhecimento. No curto prazo, isso passa pelo aumento da produtividade da nossa economia”, declarou a presidente.

Para o deputado federal José Guimarães, o maior programa de formação profissional do País “une o social e o econômico”. “Ele pensa o crescimento do Brasil sem esquecer a matriz social. Com Dilma, estamos construindo um verdadeiro exército de jovens aptos e capacitados a participar de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, disse o parlamentar.

Por fim, a presidente reforçou três característicasdo Pronatec: a qualidade dos cursos, na pareceria com o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e Institutos Federais deEduação (Ifces); a diversidade dos cursos técnicos ede qualificação profissional; e a gratuidade dos cursos. “Cada vez mais nosso país será integrado por técnicos, cientistas e pesquisadores. Mas temos queter técnicos capazes de agregar valor ao produto e renda a família”, conclui.