17/06/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Mantega confirma anúncio de medidas de incentivo à indústria

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou hoje (17) que medidas serão anunciadas amanhã durante Fórum Nacional da Indústria. O encontro estrá previsto para ocorrer no Palácio do Planalto, às 15h. Mantega não antecipou que tipo de incentivo pode ser apresentado ao setor industrial, mas o jornal Folha de S. Paulo anunciou que o “pacote de bondades” incluiria mudanças nas áreas tributárias e na concessão de crédito.

A divulgação das medidas será uma resposta da presidente para as demandas apresentadas pelo empresariado durante encontro no Palácio do Planalto no dia 22 de maio. Também deve participar do lançamento amanhã (18) o ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges.

“Nós ainda estamos elaborando as medidas. Falo com vocês amanhã [sobre as medidas]", disse Mantega no Planalto. Diante das insistência dos jornalistas que fazem a cobertura diária no Ministério da Fazenda para que as mudanças fossem anunciadas, o ministro respondeu bem-humorado: "Posso falar com vocês hoje às 16h30 [durante o jogo entre Brasil e México]”. Mantega deve assistir ao jogo no Ministério da Fazenda, em Brasília.

O encontro com empresários, amanhã, em Brasília, será realizado dois dias depois da Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciar que a confiança do empresário industrial caiu para o nível mais baixo, em mais de quatro anos. Segundo levantamento divulgado pela CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou 47,5 pontos em junho.

Com o resultado deste mês, o indicador está no mesmo nível de janeiro de 2009, auge da crise financeira internacional. De acordo com a CNI, a desconfiança só não é menor do que a registrada em janeiro de 1999, quando o país enfrentava a crise cambial provocada pela desvalorização do real. Naquele mês, o índice chegou a 46,5 pontos.


(com informações da Agência Brasil)