12/06/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Seleção Brasileira estréia na Copa do Mundo contra a Croácia

A presidente Dilma Rousseff acompanha a abertura da Copa do Mundo Fifa 2014 e a estréia da Seleção Brasileira contra a Croácia na Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo (SP). Mais cedo, a presidente almoça com 12 chefes de Estado. A abertura da Copa das Copas, como a presidente vem se referindo ao evento, está prevista para acontecer às 15h, horário de Brasília, e o jogo para as 17h.

Antes da bola rolar, um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil fãs que estarão no estádio, além dos milhares que acompanharão a cerimônia de abertura pela televisão. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do País anfitrião. Além disso, Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull interpretarão a canção oficial da Copa: “We Are One (Ole Ola)”.

O Aperto de Mão pela Paz, gesto cordial entre todas seleções antes da bola rolar, deverá acontecer em todos os jogos do mundial de futebol, segundo promove a Fifa e o Nobel Peace Center. A Federação Internacional de Futebol também produziu um documentário de 52 minutos sobre o Aperto de Mãos para a Paz, intitulado ”A Journey of Hope“ e dirigido pelo premiado diretor e escritor britânico Stewart Binns. O filme está disponível de forma gratuita para todos os Licenciados de Direitos de Mídia da Fifa.

VAI BRASIL!

Ontem, a presidente enviou uma mensagem de encorajamento à Seleção Brasileria que está hospedada na Granja Comary. Na carta, Dilma relembra heróis históricos do time Canarinho nos cinco mundiais, como Nílton Santos, Didi, Garrincha e Pelé, e lembra que Felipão e Parreira já conquistaram outras edições da Copa do Mundo. O texto não faz nenhuma referência aos ídoloso do futebol brasileiro mais recente, como Zico, Ronaldo, Bebeto ou Romário.

“O mundo sabe que vocês são os melhores. Têm alegria nas pernas, ginga no corpo, aplicação tática e improviso desconcertante. Pertencem a uma linhagem de atletas e treinadores que transformaram o jogo de cintura dura, inventado pelos ingleses, em uma nova forma de arte”, disse.

“Meus votos são de que cada um jogue o que sabe. É o suficiente para a vitória. Estarei junto com todo o Brasil torcendo por todos e cada um de vocês”, finaliza.

RETROSPECTO

Brasileiros e croatas já se enfrentaram há oito anos, no dia 13 de junho de 2006, pela partida de abertura do Grupo F na Alemanha. A Seleção teve trabalho diante de uma formação bastante técnica e precisou se contentar com um gol de Kaká antes do intervalo para estrear com vitória em Berlim.

Embora o Brasil tenha renovado inteiramente o seu elenco desde então, entre os 23 jogadores da Croácia há dois que participaram daquele encontro: o goleiro Stipe Pletikosa e o capitão Darijo Srna. Além disso, Niko e Robert Kovac também estavam lá. O técnico de 42 anos, que disputou 83 jogos com a camisa croata, substituiu Igor Stimac auxiliado pelo irmão em outubro de 2013.

“Chegou o momento em que todos os brasileiros e o mundo esperavam e, principalmente, nós jogadores e comissão técnica”, afirmou Neymar, numa mensagem parecida a do seu comandante. “Chegou a hora. Vamos todos juntos. É o nosso Mundial”, disse Felipão em entrevista coletiva.

(Imagem: Ricardo Stuckert/PR)