09/04/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Rede Cegonha já atende 2,6 milhões de gestantes em todo Brasil

2,6 milhões gestantes de mais de 5 mil municípios brasileiros já foram atendidas pelo programa Rede Cegonha, divulga o Ministério da Saúde. O programa do governo federal oferece às gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) planejamento reprodutivo, parto humanizado e acompanhamento do desenvolvimento do bebê até os 2 anos de idade.

A recepcionista Marta Borges é uma delas. Marta teve o terceiro filho recentemente em uma maternidade vinculada à Rede Cegonha em Fortaleza (CE) e elogia o tratamento humanizado realizado pelas enfermeiras. "O primeiro foi cesariana, aí já os outros dois já me incentivaram a fazer o parto normal. Também achei melhor por me sentir melhor depois, já saí andando da sala. Cheguei aqui às 6h, fiz a ficha, entrei, 6h30 já estava na sala do parto", relata.

O parto normal, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, "é o melhor para a mulher e para o bebê", além de ser mais seguro e mais saudável. "E também promove o que nós chamamos período sensível, encontro imediato, no momento do nascimento, entre a mãe e o seu bebê. No contato pele a pele, sem nenhum embrulho, sem panos, esse contato é essencial para saúde dessa mulher e desse bebê", afirma.

Casas da Gestante

Entre as ações da Rede Cegonha, a coordenadora da Saúde da Mulher destaca as Casas da Gestante, localizadas próximas a maternidades de referência em gestação de alto risco. "Onde mulheres que têm algum risco na sua gravidez ou um risco para o parto ou até uma situação de algum problema no pós-parto e que elas poderão ficar alojadas nessa casa para o cuidado pela equipe do hospital", completa Esther.

Em 2012, foram realizadas mais de 18 milhões de consultas pré-natais pelo SUS e um milhão e seiscentas mil mulheres fizeram, no mínimo, sete consultas.

Estado do Ceará

Seis municípios das 17 Redes Cegonha no Estado do Ceará recebem, desde 2012, recursos para o custeio da Etapa I do Plano de Ação da Rede Cegonha do Estado do Ceará. Conforme a Portaria Nº 1.286, do Ministério da Saúde, Fortaleza, Sobral, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Barbalha e Quixadá são os municípios com serviços já habilitados ao recebimento de recursos da ordem de R$ 50.684.767,24 por ano.

No total, a Portaria ministerial destinou R$ 229.332.907,24 para 23 municípios cearenses, incluindo o custeio dos serviços ainda não habilitados. Os municípios só farão jus à totalidade dos recursos após a habilitação de todos os serviços previstos no Plano de Ação.

Os recursos serão utilizados para o custeio de 27 Centros de Parto Normal; 22 Casas da Gestante, Bebê e Puérpera; criação de 263 leitos de Gestação de Alto Risco; 70 leitos de UTI Adulto tipo II; 176 leitos de UTI Neonatal tipo II; 321 leitos de UCI Neonatal e 135 leitos de UCI Canguru. Também serão qualificados 203 leitos de Gestação de Alto Risco; 96 leitos de UTI adulto tipo II; 117 leitos de UTI Neonatal tipo II e 156 leitos de UCI Neonatal.

(com informações do Portal Brasil e Governo do Ceará)