20/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ibope: Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje

O Ibope divulgou na tarde de hoje (20) sua mais recente pesquisa sobre a sucessão presidencial. O instituto aponta a presidente Dilma Rousseff com 40% das intenções de votos dos brasileiros, contra 15% de Aécio Neves (PSDB) e 7% para Eduardo Campos (PSB). Se o quadro for mantido até a eleição no início de outubro, Dilma seria reeleita já no primeiro turno.

A nova pesquisa Ibope gerou uma forte onda de especulação no mercado financeiro, provocando fortes altas de ações do setor elétrico e também da Petrobras. Só nesta quinta-feira, a Petrobras subiu mais de 4%, depois de ter subido mais de 3% nos dois pregões anteriores. Especuladores apostavam numa queda da presidente Dilma, que não se confirmou.
O Ibope também pesquisou um cenário com Marina Silva no lugar de Eduardo Campos, o que não geraria grandes alterações. Dilma teria 41%, contra 14% de Aécio e 12% de Marina.

Na pesquisa anterior, realizada em novembro, Dilma aparecia com os mesmos 43 por cento, Aécio tinha 14 por cento e Campos somava os mesmos 7 por cento, de acordo com a pesquisa, divulgada no site do jornal O Estado de S. Paulo.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A pesquisa indica ainda que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem irão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Mudança

Ainda de acordo com o levantamento, 64 por cento dos entrevistados esperam que o próximo presidente "mude totalmente" ou "muita coisa" na próxima gestão, enquanto 32 por cento esperam que continuidade "total" ou de "muita coisa".

O instituto indagou àqueles que pedem mudanças se elas poderiam ser feitas por Dilma, e 27 por cento disseram apoiar a presidente, quanto 63 por cento disseram que o país tem de ser mudado por outro governante.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Dilma supera com folga todos os adversários. Contra Marina, o placar seria de 45% a 21%. Contra Aécio, de 47% a 22%. Contra Campos, de 47% a 16%.

A pesquisa sobre rejeição também foi boa para a presidente. Enquanto Dilma tem uma taxa de 38%, Aécio tem 41%, Campos 39% e Marina, idem.