20/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Prefeitura de Jaguaruana comemora conquista do campus do IFCE

A prefeita Ana Teresa comemora a conquista de um campus do IFCE para população de Jaguaruana. A Unidade de Educação Profissional (UEP) foi assegurada na última terça-feira (18) durante audiência no Ministério da Educação. O deputado federal José Guimarães (PT-CE), o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e o secretário de Educação, Afraudizio Soares, também participaram da audiência no MEC.

O campus do IFCE Jaguaruana irá funcionar nas dependências da Escola Gerardo Correia Lima. O prédio passará por reforma e será doado pela prefeitura ao instituto por meio de um projeto de lei a ser encaminhado à câmara municipal. "Claro que a disponibilidade do prédio é importante, mas foi o deputado José Guimarães quem abriu as portas do ministério para Jaguaruana", reconhece a prefeita Ana Teresa.

A prefeitura agendará uma audiência pública para definir quais cursos deverão ser ofertados na cidade do Vale do Jaguaribe. A preferência, segundo informou a prefeita, deverá ser para as áreas de Tecnologia da Informação e as engenharias petroquímica e de pesca. A escolha levará em conta as potencialidades locais e participação direta dos munícipes.

A previsão do Ministério da Educação é de 39 UEPs devam ser instaladas ainda neste ano em todo Brasil. No Ceará, segundo informou Virgílio Araripe, a estimativa é que o instituto chegue à 33 municípios cearenses.

"O deputado José Guimarães é um parlamentar de primeira ordem que tem sempre nos ajudado na expansão do ensino profissionalizante no Ceará. O IFCE, que conta hoje com 23 campus, tem sempre tido apoio do deputado Guimarães nos nossos pleitos encaminhanados para o Ministério da Educação, em Brasília", conclui o reitor do IFCE.