14/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


IFCE poderá atender 33 municípios cearenses já no próximo ano

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) e o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, participaram na manhã desta sexta-feira (14) do lançamento da pedra fundamental do campus do IFCE em Horizonte. No canteiro de obras, Guimarães ouviu um agradecimento do reitor pelo empenho em Brasília na expansão do ensino técnico no Estado do Ceará.

O ato representa o marco inicial das obras do campus que terá um bloco administrativo, um bloco didático com 10 salas de aula e 10 laboratórios, biblioteca, auditório, cantina e praça de convivência. A área total a ser construída é de 4.200 m². A obra, orçada em R$ 8 milhões, tem previsão de conclusão em um ano.

"Quero agradecer o empenho do deputado José Guimarães pela expansão do ensino técnico no Ceará. Pela sua disposição para o trabalho e influência junto ao governo federal estamos ampliando o ensino técnico para todas as regiões do Estado", declarou Virgílio.

Com 23 campi em todo território cearense, o IFCE já iniciou a construção das unidades de Maranguape, Itapipoca, Boa Viagem e Paracuru. A partir de articulação de Guimarães junto ao Ministério da Educação (MEC), também receberão unidades do IFCE as cidades de Jaguaruana e Santa Quitéria – este ainda em fase de análises.  No próximo ano, segundo previsão do reitor, o instituto poderá contar com até dez novos campi no Estado.

"A melhoria que a presidente Dilma Rousseff vem realizando para educação pública brasileira é um caminho sem volta e a aprovação pelo Congresso Nacional da destinação de 75% dos royalties do pré-sal para Educação é mais um duro recado para aqueles que torcem contra o Brasil e os brasileiros", acredita o deputado José Guimarães (PT-CE).

Também participaram do evento os prefeitos de Horizonte e Pacajus, Nezinho e Marcus Paixão, respectivamente, a deputada estadual Rachel Marques (PT), o presidente do PT Ceará, De Assis Diniz, o vereador Antônio Carlos e a assessora da secretaria municipal de Educação, Ioni Soares.

Mais de 350 professores e estudantes da rede pública de ensino participaram da solenidade.