10/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Pesquisas eleitorais refletem grau de indefinição do momento

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) comentou no último sábado (08) os dados da última pesquisa Vox Populi. Em entrevista para rádio Rádio Verdes Mares 810 AM , o vice-presidente nacional do PT observou que a pesquisa contratada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNT) reflete a indefinição política atual e afirmou que entre 15 e 20 dias após as convenções partidárias os números das pesquisas eleitorais poderão estar drasticamente alterados.

"Todo mundo bota o seu bloco na rua, o PT está procurando colocar o seu bloco na rua. O PMDB também. O Pros também. Não há uma definição se são dois, três ou quatro candidatos", definiu o atual quadro eleitoral cearense na disputa pelo Governo do Estado.

Outras críticas do parlamentar, que aparece na lista entre os possíveis candidatos ao Senado Federal, são que a pesquisa Vox Populi/ CNT não cita os nomes indicados pelo PSol e a manutenção da aliança entre Pros e PMDB aparece ofuscada por várias possíveis candidaturas naquele partido e apenas uma candidatura na última legenda citada.

"A pesquisa real é: um nome do PMDB, um nome do Pros, um nome do PT, um nome do PSB, um nome do PSol. Se você bota só um nome ou dois é um cenário que não irá acontecer."

Histórico da aliança

Confiante na manutenção da aliança entre PT, Pros e PMDB, Guimarães relembra o apoio petista à postulação do senador Inácio Arruda (PC do B), em 2006, e a retirada da candidatura do então deputado federal Eunício Oliveira na véspera da convenção do PMDB.

"Em 2010, outra crise grande porque eram duas vagas e o PT apresentou o nome do Pimentel. Diziam que o Cid não apoiaria o nome do senador Pimentel e construímos uma aliança com muitos tensionamentos. Deu certo. Então, eu trabalho com a hipótese de que vai dar certo outra vez", cita.

"Essa aliança não é uma coisa estranha. E, nós que somos do PT, temos que evitar o isolamento do PT. Se o PT lança isolado candidatura própria para governador, como é que fica a nossa chapa para deputados estaduais e federais?", questiona o petista citando o apoio de Cid na reeleição de Luizianne Lins para prefeita de Fortaleza.

Indefinição

Alguns dos dados que comprovam o grau de indefinição da eleição no Ceará e que a pesquisa demonstra que 71% dos cearenses não sabem ou não quiseram responder a pesquisa espontânea na disputa para governador. Brancos e nulos somam 8%.

Quando é apresentada uma lista de candidaturas (pesquisa estimulada), os votos brancos e nulos nos quinze cenários distintos oscilam entre 14% e 21%. Não sabem ou não quiseram responder ficam entre 11% e 24%.