27/09/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Artigo: Plataforma digital do PT revigora a democracia

No momento em que a democracia representativa passa por uma crise sem precedentes em todo o mundo, o Partido dos Trabalhadores é pioneiro em lançar um instrumento fundamental para estimular a participação direta do cidadão na formulação de políticas públicas – a plataforma digital Brasil que o povo quer. As jornadas de junho de 2013 deixaram muito claro que a população não quer mais ser convidada a participar da “festa democrática” apenas na hora do voto. Deseja ser ativa na condução dos destinos do país.

E a plataforma digital do PT representa um passo fundamental para permitir essa participação. É muito simples contribuir. Basta acessar a página brasilqueopovoquer.org.br e opinar sobre as propostas em discussão, ou apresentar sugestões. São sete eixos temáticos, e todas as propostas serão debatidas em encontros presenciais com intelectuais, estudiosos, artistas, especialistas, ativistas e militantes sociais.

Depois de consolidado por analistas da Fundação Perseu Abramo, o debate servirá de base para a elaboração do programa de governo do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2018. Pela primeira vez, todos os cidadãos, e não apenas os filiados ao partido, são convidados a participar de forma ativa na elaboração das políticas públicas que irão determinar a vida do país.

O PT, aliás, retoma com esse instrumento uma prática já tradicional no partido. Assim que conquistou suas primeiras prefeituras pelo país, o PT colocou em prática a elaboração do Orçamento Participativo, que surgiu na prefeitura de Porto Alegre (RS), ainda em 1989, na administração do companheiro Olívio Dutra. Trata-se de uma prática em que a população decide diretamente como os recursos púbicos devem ser aplicados. A iniciativa virou modelo de participação popular, recebeu prêmios internacionais e foi adotada em centenas de outras cidades no Brasil e no exterior.

Nas sociedades complexas em que vivemos, as possibilidades de democracia direta se tornam cada vez mais remotas e difíceis. Com isso, a internet passa a representar a nova arena virtual com potencial para promover o debate de ideias de maneira saudável e produtiva. As redes sociais, aliás, já oferecem esse espaço, mas infelizmente, as opiniões nem sempre são canalizadas de maneira a apresentar resultados positivos.

A nova ferramenta criada pelo PT se propõe a suprir essa lacuna. Mais uma vez o partido sai na frente e deixa claro acreditar que somente a participação ativa e soberana do povo poderá recolocar a política nos trilhos, recobrar o prestígio perdido pelos partidos e pelos políticos. Ninguém mais questiona a necessidade de conectar eleitores e eleitos, de tornar a política cada vez mais cotidiana. Somente assim será possível promover a revitalização da democracia representativa. E o PT é o primeiro a reconhecer isso.

José Guimarães é advogado, deputado federal (PT-CE) e líder da oposição na Câmara